Colégio Municipal Antônio Carlos Valadares
Praça da Bandeira nº 334, Indiaroba (SE) - CEP 49.250-000
Telefone: (79) 35431856;
E-mail: cmacvaladares-indiaroba@hotmail.com;
Blog: http://colegioacvaladares.blogspot.com.br/


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Planejamento da Secretaria de Educação e do Colégio Valadares.


Na semana pedagógica de 04 a 06 de fevereiro de 2013, todos os profissionais do magistério tiveram a oportunidade de conhecer a visão de Educação e os planos, como política pública, que a Secretaria de Educação possui para Indiaroba na Gestão “Indiaroba reconstruindo um novo tempo” com o Prefeito Zé Leal.
Observou-se no encontro a preocupação da Secretaria de Educação – SECEL em iniciar o ano letivo da rede com uma organização sistemática e clareza das ações em arrumar a casa.
Na primeira palestra, (04) com o Mestre em Educação e Psicólogo Dionísio de Almeida Neto, o tema escolhido foi às Relações Interpessoais e a psicologia do educando. Em seguida a Professora Márcia Conceição explanou sobre a importância das Tecnologias Educacionais. Já a Professora Adriana Rocha Fontes palestrou sobre a Educação Inclusiva, e por fim, mais não menos importante, o tema Planejamento: garantia da qualidade do trabalho com a Professora Sílvia Cristina M. S. Souza.
O Segundo dia de formação (05) foi caracterizado pela proposta de construção da listagem de conteúdos para compor a matriz curricular do município e a primeira palestra sobre o tema foi ministrada pela Professora Selma Vilanova.
No último dia (06) organizado pela SECEL, as escolas construíram a listagem de conteúdos e participou das palestras com as Professoras Ângela Maria de Carvalho Machado e Acácia Maria Feitosa Daniel com os temas: Programa Mais Educação e Educação no Campo.
Os dias 07 e 08/02 ficaram a critério da Escola organizar. A Escola Valadares usou esse espaço para reuniões pedagogicas e administrativas.
Desta forma, percebeu-se que os temas: Relações Interpessoais e a psicologia do educando; Tecnologias Educacionais; Educação Inclusiva; Planejamento: garantia da qualidade do trabalho; Matriz Curricular; Programa Mais Educação e Educação no Campo foram à prioridade de discussão da SECEL com os profissionais da Educação de Indiaroba no inicio do ano letivo.
Parabenizamos a SECEL pela organização, vontade de acertar e as trocas de experiências nesses três dias de formação. Foi muito proveitoso!
Vista a proposta da SECEL, nos sentimos motivados a descrever, para os leitores, a proposta de planejamento para a Formação Continuada que acontecerá de 18 a 22 de fevereiro de 2013, na Escola Valadares, sobre a organização da equipe pedagógica da Escola.
Como será o primeiro encontro pedagógico do ano letivo com os professores (18) queremos fazer uma discussão voltada à necessidade de conhecer os dados da Escola, dos últimos três anos, (aprovação, reprovação e evasão) e a nota da Escola no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Quando olhamos os dados com atenção, eles se transformam em instrumentos valiosos para detectar problemas, definir encaminhamentos, analisar variáveis e definir metas. E a escola precisa dessa oportunidade para a equipe discutir e analisar esses números. Essa ação nos levará, a saber, “onde estamos”.
Após essa discussão e como a equipe é nova, temos a preocupação de construir alguns conceitos básicos da Educação que trabalharemos com toda a equipe escolar na busca da unidade pedagógica. A Definição de conceitos é importante para o alcance dos objetivos que serão construídos por todos. Definiremos: a concepção de Educação; a concepção de Escola; a concepção de Professor e por fim a concepção de aluno. Deste debate sairemos com um discurso de unidade pedagógica sobre conceitos básicos que a Escola irá apresentar a comunidade, defender e implementar durante o ano letivo. Essa discussão nos levará, a saber, “onde queremos chegar”. 
 
No dia (19) discutiremos a Concepção de planejamento e quais as linhas pedagógicas que sustentarão a construção do planejamento anual, semanal e diário dos professores. Essa discussão nos levará, a saber, “como devemos fazer para chegar onde queremos”.
 
O dia (20) estará recheado de discussões sobre o conhecimento do Projeto Político Pedagógico (P.P.P) e o que precisamos alterar. O PPP da Escola foi reconstruído em 2011 e será revisitado este ano letivo de 2013 por todos os segmentos da Escola. A priore, com os professores nesta formação continuada e depois com pais, alunos e funcionáros. Decidimos estudar o Projeto para reorganizar o pedagógico e deixá-lo claro para todos os professores, pois é nele que encontraremos todas as concepções e linhas pedagógicas que sustentarão o trabalho no processo ensino-aprendizagem. E esse (o pedagógico) será o foco da escola.

Em uma preparação inicial para o momento de planejamento dos professores, no dia (21) promoveremos um debate com questões pedagógicas que precisarão ser analisadas antes do planejamento.

No dia (22) orientaremos aos professores no processo de planejamento. Para isso é importante considerar os PCNS, a Matriz Curricular do Município (construída na semana pedagógica), a realidade do aluno, o Projeto Político Pedagógico, os materiais pedagógicos da Escola, o livro didático e a experiência do professor. Agora, mãos na massa! A Coordenação pedagógica dará todo o suporte necessário ao professor.

Sem dúvida, construiremos um bom trabalho, sempre com a atenção principal no aluno, para torná-lo cada vez mais cidadão, construtor do seu conhecimento com autonomia, responsabilidade social e formação para a vida.
 
Por Maria Pollyana - Coordenadora Pedagógica do fundamental Maior.

Programação para a Semana de Planejamento na Escola

Data: 18/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.

1º dia: Segunda-feira

Horários
Atividades
Responsável
8h
Dinâmica: Cara Metade.
 Diretota Profª Cláudia
8he20mim às 10h.
- Discussão do IDEB da Escola (reprovação, evasão e repetência).
ONDE ESTAMOS?
 Pedagoga Pollyana
10h às 10he20mim
INTERVALO
 -
10he20mim às 12h
- Texto: A escola que cria e concretiza utopias.
  Pedagoga Pollyana e Simone
14h às 15he40mim
- Pressupostos Pedagógicos:
1.       Concepção de Educação
2.       Concepção de Escola;
3.       Concepção de Professor;
4.       Concepção de aluno;
ONDE QUEREMOS CHEGAR?
  Pedagoga Pollyana e Simone
15he40mim ás 16h
Avaliação do encontro e frequência.
  Pedagoga Pollyana e Simone

 
Data: 19/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.

2º dia: Terça-feira

Horários
Atividades
Responsável
8h
Dinâmica Por favor, me toque.
Pedagoga Pollyana
8he20mim às 10h.
- Concepção de planejamento;
COMO DEVEMOS FAZER?
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
10h às 10he20mim
INTERVALO
 -
10he20mim às 12h
- Concepção de planejamento;
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
14 às 15he40mim
- Discussão da Construção da Matriz Curricular da Escola;
Professora Cláudia 
16h
Avaliação do encontro e frequência.
 Professora Cláudia

 
Data: 20/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.

3º dia: Quarta-feira

Horários
Atividades
Responsável
8h
- Dinâmica
 Pedagoga Pollyana
8he20mim às 10h.
PPP da Escola (2011)
 
  Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
10h às 10he20mim
INTERVALO
 -
10he20mim às 12h
Cont. do PPP da Escola (2011)
 
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
14 às 16h
Cont. do PPP da Escola (2011)
 
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
16h às 16he10mim
Avaliação do encontro e frequência.
 Pedagoga Pollyana

Data: 21/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
 
4º dia: Quinta-feira

Horários
Atividades
Responsável
8h
Vídeo: o Problema não é meu.
 Pedagoga Pollyana
9h às 10h
- Debate com os professores:
*      Se o conhecimento cientifico do aluno estiver aquém do necessário para o ano que vai estudar? O que devemos fazer?
*      Como Planejar para um aluno indisciplinado e que fazer quando este aluno não quer assistir a aula?
*      Quais as atividades que podemos fazer para o aluno que é colocado, pelo professor, pra fora no meio da aula?
*      Como tornar uma aula conteudista atrativa para o aluno?
*      Na sua opinião, o que é mais importante: ministrar todo o conteúdo da disciplina ou usar o espaço da aula para educação de valores?
*      Como trazer a família para ajudar na educação dos filhos na Escola?
 
Observação: Escolher uma pessoa para anotar as ideias.
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
10h às 10he20mim
INTERVALO
 -
10he20mim às 12h
- Oficina de Planejamento Escolar;
COMO DEVEMOS FAZER?
Para planejar: Considerar os PCNS, Matriz Curricular, a realidade do aluno, o Projeto Político Pedagógico, materiais pedagógicos da Escola, o livro didático;
 
 Pedagogas Pollyana , Simone e Cláudia
14 às 15he40mim
- Oficina de Planejamento Escolar por disciplina
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
16h
Avaliação do encontro e frequência.
 Pedagoga Pollyana

 Data: 22/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.

 5º dia: Sexta-feira

Horários
Atividades
Responsável
8h
- Dinâmica: O desconcerto do mundo
 Pedagoga Pollyana
9h
- Diário de classe (entregar a folha do resumo);
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
10h às 10he20mim
INTERVALO
 -
10he20mim às 12h
COMO DEVEMOS FAZER?
Para planejar: Considerar os PCNS, Matriz Curricular, a realidade do aluno, o Projeto Político Pedagógico, materiais pedagógicos da Escola, o livro didático.
 
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
14 às 15he40mim
Cont. do planejamento Escolar;
 Pedagogas Pollyana, Simone e Cláudia
16h
Avaliação do encontro, lembrança e certificação.
 Pedagoga Cláudia

 Observação: Deixe em comentário a sua sugestão para modificação da programação.
"Mestre é aquele que de repente aprende". João Guimarães Rosa.
 

7 comentários:

  1. Pollyana parabens pela iniciativa na criação do blog. Só gostaria de sugerir que na semana de 18 a 22 o plano do PDE tivesse espaço na discussão visto a escola ter colocado ações que serão desenvolvidas este ano.
    Lealci

    ResponderExcluir
  2. POLYYANA, ESTE BLOG SERÁ UMA FERRAMENTA BASTANTE PROVEITOSA PARA NÓS EDUCADORES.POIS SINTO-ME HONRADA EM POSTAR NELE MEUS PENSAMENTOS VOLTADOS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE ACREDITO.EDUCAÇÃO ESTA ONDE TODOS SE DOAM INCANSAVELMENTE PARA QUE DIAS VINDOUROS POSSAMOS BATER NO PEITO E DIZER: EU CONTRIBUIR PARA O BOM FUTURO DESTA NAÇÃO!
    PROF@ KIKA CORRÊA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profª Kika mim sinto pequena diante de uma turma de professores tão bons e admiráveis. O blog será sempre um canal de comunicação e transparências das ações voltadas a Educação no Colégio Valadares. Conto com sua parceria nas próximas matérias para o nosso blog. Um abraço.

      Excluir
  3. Polyana só tenho que parabeniza-la pelo belo trabalho amiga,como é importante um trabalho em equipe com um unico objetivo. Parabéns a toda sua equipe de profissionais. Que Jesus ilumine cada um e que tenham otimos resultados.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Polyana, parabéns pelo belo trabalho!Como é fundamental um trabalho em equipe com um unico objetivo. Esse blog é uma ferramenta que importante no meu de comunicação. Parabéns! Que Jesus ilumine cada profissional dessa escola e que tenham otimos resultados.

    Grande abraço

    Tania

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é uma prova concreta de que o Colégio Valadares em pouco tempo será destaque da Educação em Indiaroba, a equipe é competente e está sob a direção de CLÁUDIA que tem demonstrado em pouco tempo a disposição necessária para uma grande gestão. Aos professores, é interessante que utilizem essa nova ferramenta para também contribuir com seus pensamentos e sugestões dentro de uma educação dinâmica.
    Parabéns a POLYANA pelo blog.
    Sousa poeta.

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia é a nova ferramenta que vem aliar-se à educação para contribuir com a melhoria e dinamização do ensino. Em meio às transformações e avanços tecnológicos pelos quais nosso país vem passando ultimamente, torna-se impossível ignorar esse novo recurso. Esse blog é de suma importância porque vem a atender as novas exigências educacionais como também é um aliado no compartilhamento de ideias entre os professores e projetos realizados nesta escola durante o ano de 2013. Estou chegando para me somar a equipe e contribuir com esta nova ideia.

    Dayse Souza

    ResponderExcluir