Na semana pedagógica de 04 a
06 de fevereiro de 2013, todos os profissionais do magistério tiveram a
oportunidade de conhecer a visão de Educação e os planos, como política pública,
que a Secretaria de Educação possui para Indiaroba na Gestão “Indiaroba
reconstruindo um novo tempo” com o Prefeito Zé Leal.
Observou-se no encontro a
preocupação da Secretaria de Educação – SECEL em iniciar o ano letivo da rede
com uma organização sistemática e clareza das ações em arrumar a casa.
Na primeira palestra, (04) com
o Mestre em Educação e Psicólogo Dionísio de Almeida Neto, o tema escolhido foi
às Relações Interpessoais e a psicologia
do educando. Em seguida a Professora Márcia Conceição explanou sobre a importância
das Tecnologias Educacionais. Já a Professora
Adriana Rocha Fontes palestrou sobre a Educação
Inclusiva, e por fim, mais não menos importante, o tema Planejamento: garantia da qualidade do
trabalho com a Professora Sílvia Cristina M. S. Souza.
O Segundo dia de formação
(05) foi caracterizado pela proposta de construção
da listagem de conteúdos para compor a
matriz curricular do município e a primeira palestra sobre o tema foi
ministrada pela Professora Selma Vilanova.
No último dia (06)
organizado pela SECEL, as escolas construíram a listagem de conteúdos e participou
das palestras com as Professoras Ângela Maria de Carvalho Machado e Acácia
Maria Feitosa Daniel com os temas: Programa
Mais Educação e Educação no Campo.
Os dias 07 e 08/02 ficaram a critério da
Escola organizar. A Escola Valadares usou esse espaço para reuniões pedagogicas e administrativas.
Desta forma, percebeu-se que
os temas: Relações Interpessoais e a
psicologia do educando; Tecnologias Educacionais; Educação Inclusiva; Planejamento:
garantia da qualidade do trabalho; Matriz Curricular; Programa Mais Educação e Educação
no Campo foram à prioridade de discussão da SECEL com os profissionais da
Educação de Indiaroba no inicio do ano letivo.
Parabenizamos a SECEL pela
organização, vontade de acertar e as trocas de experiências nesses três dias de
formação. Foi muito proveitoso!
Vista a proposta da
SECEL, nos sentimos motivados a descrever, para os leitores, a proposta de
planejamento para a Formação Continuada que acontecerá de 18 a 22 de fevereiro
de 2013, na Escola Valadares, sobre a organização da equipe pedagógica da
Escola.
Como será o
primeiro encontro pedagógico do ano letivo com os professores (18) queremos
fazer uma discussão voltada à necessidade de conhecer os dados da Escola, dos
últimos três anos, (aprovação, reprovação e evasão) e a nota da Escola no índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Quando olhamos os dados com atenção,
eles se transformam em instrumentos valiosos para detectar problemas, definir
encaminhamentos, analisar variáveis e definir metas. E a escola precisa dessa oportunidade
para a equipe discutir e analisar esses números. Essa ação nos levará, a saber,
“onde estamos”.
Após essa
discussão e como a equipe é nova, temos a preocupação de construir alguns
conceitos básicos da Educação que trabalharemos com toda a equipe escolar na busca
da unidade pedagógica. A Definição de conceitos é importante para o alcance dos
objetivos que serão construídos por todos. Definiremos: a concepção de Educação;
a concepção de Escola; a concepção de Professor e por fim a concepção de aluno.
Deste debate sairemos com um discurso de unidade pedagógica sobre conceitos
básicos que a Escola irá apresentar a comunidade, defender e implementar durante
o ano letivo. Essa discussão nos levará, a saber, “onde queremos
chegar”.
No dia (19)
discutiremos a Concepção
de planejamento e quais as linhas pedagógicas que sustentarão a construção do planejamento
anual, semanal e diário dos professores. Essa discussão nos levará, a saber, “como devemos
fazer para chegar onde queremos”.
O dia (20) estará recheado de discussões sobre
o conhecimento do Projeto Político Pedagógico (P.P.P) e o que precisamos
alterar. O PPP da Escola foi reconstruído em 2011 e será revisitado este ano
letivo de 2013 por todos os segmentos da Escola. A priore, com os professores
nesta formação continuada e depois com pais, alunos e funcionáros. Decidimos estudar o Projeto para reorganizar o
pedagógico e deixá-lo claro para todos os professores, pois é nele que encontraremos
todas as concepções e linhas pedagógicas que sustentarão o trabalho no processo
ensino-aprendizagem. E esse (o pedagógico) será o foco da escola.
Em uma preparação inicial para o momento de
planejamento dos professores, no dia (21) promoveremos um debate com questões
pedagógicas que precisarão ser analisadas antes do planejamento.
No dia (22) orientaremos aos professores no
processo de planejamento. Para isso é importante considerar os PCNS, a Matriz
Curricular do Município (construída na semana pedagógica), a realidade do
aluno, o Projeto Político Pedagógico, os materiais pedagógicos da Escola, o
livro didático e a experiência do professor. Agora, mãos na massa! A Coordenação pedagógica dará todo o suporte
necessário ao professor.
Sem dúvida, construiremos um bom trabalho, sempre
com a atenção principal no aluno, para torná-lo cada vez mais cidadão,
construtor do seu conhecimento com autonomia, responsabilidade social e
formação para a vida.
Programação para a Semana de Planejamento na Escola
Data: 18/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
1º dia: Segunda-feira
Horários
|
Atividades
|
Responsável
|
8h
|
Dinâmica: Cara
Metade.
|
|
8he20mim às 10h.
|
- Discussão do
IDEB da Escola (reprovação, evasão e repetência).
ONDE ESTAMOS?
|
|
10h às 10he20mim
|
INTERVALO
|
|
10he20mim às 12h
|
- Texto: A escola que cria e concretiza utopias.
|
|
14h às 15he40mim
|
- Pressupostos
Pedagógicos:
1.
Concepção
de Educação
2.
Concepção
de Escola;
3.
Concepção
de Professor;
4.
Concepção
de aluno;
ONDE QUEREMOS CHEGAR?
|
|
15he40mim ás 16h
|
Avaliação do encontro e frequência.
|
Data: 19/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
2º dia: Terça-feira
Horários
|
Atividades
|
Responsável
|
8h
|
Dinâmica Por
favor, me toque.
|
|
8he20mim às 10h.
|
- Concepção de
planejamento;
COMO
DEVEMOS FAZER?
|
|
10h às 10he20mim
|
INTERVALO
|
|
10he20mim às 12h
|
- Concepção de planejamento;
|
|
14 às 15he40mim
|
- Discussão da
Construção da Matriz Curricular da Escola;
|
|
16h
|
Avaliação do
encontro e frequência.
|
Data: 20/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
3º dia: Quarta-feira
Horários
|
Atividades
|
Responsável
|
8h
|
- Dinâmica
|
|
8he20mim às 10h.
|
PPP da Escola
(2011)
|
|
10h às 10he20mim
|
INTERVALO
|
|
10he20mim às 12h
|
Cont. do PPP da
Escola (2011)
|
|
14 às 16h
|
Cont. do PPP da
Escola (2011)
|
|
16h às 16he10mim
|
Avaliação do
encontro e frequência.
|
Data: 21/02/2013
Horário: 8h às 12h; 14h às 16h.Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
4º dia: Quinta-feira
Horários
|
Atividades
|
Responsável
|
8h
|
Vídeo: o Problema não é meu.
|
|
9h às 10h
|
- Debate com os professores:
Se
o conhecimento cientifico do aluno estiver aquém do necessário para o ano que
vai estudar? O que devemos fazer?
Como
Planejar para um aluno indisciplinado e que fazer quando este aluno não quer
assistir a aula?
Quais
as atividades que podemos fazer para o aluno que é colocado, pelo professor, pra
fora no meio da aula?
Como
tornar uma aula conteudista atrativa para o aluno?
Na
sua opinião, o que é mais importante: ministrar todo o conteúdo da disciplina
ou usar o espaço da aula para educação de valores?
Como
trazer a família para ajudar na educação dos filhos na Escola?
Observação: Escolher uma pessoa para anotar as ideias.
|
|
10h às 10he20mim
|
INTERVALO
|
|
10he20mim às 12h
|
- Oficina de
Planejamento Escolar;
COMO DEVEMOS FAZER?
Para planejar:
Considerar os PCNS, Matriz Curricular, a realidade do aluno, o Projeto
Político Pedagógico, materiais pedagógicos da Escola, o livro didático;
|
|
14 às 15he40mim
|
- Oficina de
Planejamento Escolar por disciplina
|
|
16h
|
Avaliação do
encontro e frequência.
|
Carga horária: 06 horas
Público Alvo: Professores do 1º ao 9º ano.
Horários
|
Atividades
|
Responsável
|
8h
|
- Dinâmica: O
desconcerto do mundo
|
|
9h
|
- Diário de
classe (entregar a folha do resumo);
|
|
10h às 10he20mim
|
INTERVALO
|
|
10he20mim às
12h
|
COMO DEVEMOS FAZER?
Para planejar:
Considerar os PCNS, Matriz Curricular, a realidade do aluno, o Projeto
Político Pedagógico, materiais pedagógicos da Escola, o livro didático.
|
|
14 às 15he40mim
|
Cont. do planejamento
Escolar;
|
|
16h
|
Avaliação do
encontro, lembrança e certificação.
|
Pollyana parabens pela iniciativa na criação do blog. Só gostaria de sugerir que na semana de 18 a 22 o plano do PDE tivesse espaço na discussão visto a escola ter colocado ações que serão desenvolvidas este ano.
ResponderExcluirLealci
POLYYANA, ESTE BLOG SERÁ UMA FERRAMENTA BASTANTE PROVEITOSA PARA NÓS EDUCADORES.POIS SINTO-ME HONRADA EM POSTAR NELE MEUS PENSAMENTOS VOLTADOS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE ACREDITO.EDUCAÇÃO ESTA ONDE TODOS SE DOAM INCANSAVELMENTE PARA QUE DIAS VINDOUROS POSSAMOS BATER NO PEITO E DIZER: EU CONTRIBUIR PARA O BOM FUTURO DESTA NAÇÃO!
ResponderExcluirPROF@ KIKA CORRÊA
Profª Kika mim sinto pequena diante de uma turma de professores tão bons e admiráveis. O blog será sempre um canal de comunicação e transparências das ações voltadas a Educação no Colégio Valadares. Conto com sua parceria nas próximas matérias para o nosso blog. Um abraço.
ExcluirPolyana só tenho que parabeniza-la pelo belo trabalho amiga,como é importante um trabalho em equipe com um unico objetivo. Parabéns a toda sua equipe de profissionais. Que Jesus ilumine cada um e que tenham otimos resultados.
ResponderExcluirGrande abraço.
Polyana, parabéns pelo belo trabalho!Como é fundamental um trabalho em equipe com um unico objetivo. Esse blog é uma ferramenta que importante no meu de comunicação. Parabéns! Que Jesus ilumine cada profissional dessa escola e que tenham otimos resultados.
ResponderExcluirGrande abraço
Tania
Esse blog é uma prova concreta de que o Colégio Valadares em pouco tempo será destaque da Educação em Indiaroba, a equipe é competente e está sob a direção de CLÁUDIA que tem demonstrado em pouco tempo a disposição necessária para uma grande gestão. Aos professores, é interessante que utilizem essa nova ferramenta para também contribuir com seus pensamentos e sugestões dentro de uma educação dinâmica.
ResponderExcluirParabéns a POLYANA pelo blog.
Sousa poeta.
A tecnologia é a nova ferramenta que vem aliar-se à educação para contribuir com a melhoria e dinamização do ensino. Em meio às transformações e avanços tecnológicos pelos quais nosso país vem passando ultimamente, torna-se impossível ignorar esse novo recurso. Esse blog é de suma importância porque vem a atender as novas exigências educacionais como também é um aliado no compartilhamento de ideias entre os professores e projetos realizados nesta escola durante o ano de 2013. Estou chegando para me somar a equipe e contribuir com esta nova ideia.
ResponderExcluirDayse Souza