Uma rotina
estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo
antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece uma sensação de
segurança a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior
autonomia e tranquilidade no ambiente escolar.
Rotina estável,
entretanto, não significa rigidez e inflexibilidade. É importante que o
professor possa organizar o tempo levando em consideração seu planejamento, mas
podendo contar com a possibilidade de alterá-lo de acordo com suas próprias
necessidades e a de seu grupo também.
Rotinas iguais
não servem para grupos diferentes. A rotina que nunca muda torna o trabalho do
professor monótono e repetitivo e pouco interessante para seus alunos. Assim,
mesmo que a leitura de história aconteça todos os dias (e é desejável que
aconteça), o professor pode pensar em maneiras diferentes de fazê-la: num dia
pode ler em um ambiente da escola; em outro, fazer uma cabana onde os alunos
entrem para ouvir a história; apagar as luzes e acender uma vela para dar um ar
diferente ao ambiente; contar uma história em vez de simplesmente ler; pedir
que outra pessoa da escola venha ler uma história e assim por diante.
Da mesma forma,
um professor deve ter independência não só para mudar seu planejamento, mas
também para não se sentir obrigado a realizar todas as atividades previamente
indicadas.
Referencia: http://saberesefazeresnaeducacao.blogspot.com.br/2011/10/qual-e-importancia-da-rotina-na.html
Horários
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7:30 - 8:30
|
Hora da novidade (roda de conversa)
|
Português
(atividade no caderno)
|
Ciências (atividade)
|
Tarefa de Português
(no quadro)
|
Fábulas, desenho livre a partir da
fábula
|
8:00 - 9:10
|
Matemática (atividade na folha)
|
Um pouco de religião
|
Trabalhar com ditado e auto correção
|
Trabalhar com leitura individual
|
Revisar os conteúdos estudados com
atividades
|
9:10 - 10h
|
Jogos Didáticos (uso da leitura e
historinhas)
|
Música, dança (uso da leitura)
|
História/Geografia
(atividade no quadro)
|
Artes (pintura livre, recorte e
colagem)
|
|
10h
- 10:15
|
INTERVALO
|
||||
10:15 - 11h
|
Produzindo a partir da gravura
|
Construção de painel sobre a letra da música
|
Vídeos
|
Um pouco de religião
|
Jogos e brincadeiras
|
11h - 11:45
|
Para casa
|
Para casa
|
Para casa
|
Para casa
|
Para casa
|
ROTINA
DO 2º ANO – Ano 2013
Horários
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7:30 - 8:30
|
Português
|
Matemática
|
Matemática
|
Português
|
História
|
8:00 - 9:10
|
Português
|
Matemática
|
Português
|
Matemática
|
Revisar os conteúdos dados.
Histórias infantis
|
9:10 - 10h
|
Matemática
|
Geografia
|
Redação
|
Artes
|
|
10h
- 10:15
|
INTERVALO
|
||||
10:15 - 11h
|
Ciências
|
Português
|
História
|
Religião
|
Jogos e brincadeiras
|
11h - 11:45
|
Educação Física
|
Para casa
|
Para casa
|
Para casa
|
Educação Física
|
Horários
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7:30 - 8:30
|
Português
|
Matemática
|
Matemática
|
Português
|
História
|
8:00 - 9:10
|
Português
|
Matemática
|
Português e leitura
|
Redação
|
Revisar os conteúdos dados. Atividades
em folha
|
9:10 - 10h
|
Matemática
|
Geografia
|
Redação
|
Matemática - Probleminhas
|
|
10h
- 10:15
|
INTERVALO
|
||||
10:15 - 11h
|
Ciências
|
Português
|
História
|
Artes
|
Jogos e brincadeiras
|
11h - 11:45
|
Cultura Sergipana
|
Ciência e para casa
|
Religião Para casa
|
Educação Física
|
Educação Física
|
ROTINA
DO 4º ANO – Ano 2013
Horários
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7:30 - 8:30
|
Português (Fábulas e interpretação)
|
Matemática
|
Matemática
|
Português
|
História
|
8:00 - 9:10
|
Português/
Ortografia
|
Matemática
|
Português e leitura e produção
|
Cultura Sergipana
|
Revisar os conteúdos dados. Atividades
em folha
|
9:10 - 10h
|
Matemática/probleminhas
|
Geografia
|
Redação/leitura
|
Matemática
|
|
10h
- 10:15
|
INTERVALO
|
||||
10:15 - 11h
|
Ciências
|
Português
|
História
|
Artes musicais
|
Jogos e brincadeiras
|
11h - 11:45
|
Educação Física
|
Educação Física e para casa
|
Religião Para casa
|
Ciências
|
Geografia e para casa
|
ROTINA
DO 5º ANO – Ano 2013
Horários
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7:30 - 8:30
|
Português (Fábulas, leitura e
interpretação)
|
Matemática
|
Matemática
|
Português (produção de textos e
painéis)
|
História
|
8:00 - 9:10
|
Português/
Ortografia
|
Matemática (problemas com as quatro
operações?
|
Português e leitura e produção
|
Cultura Sergipana (cultura afro e
nossa cidade)
|
Revisar os conteúdos dados. Atividades
em folha
|
9:10 - 10h
|
Matemática/probleminhas
|
Geografia
|
Redação/produção e ditado
|
Matemática
|
|
10h - 10:15
|
INTERVALO
|
||||
10:15 - 11h
|
Ciências
|
Português/ortografia
|
História
|
Artes
|
Jogos e brincadeiras
|
11h - 11:45
|
Educação Física
|
Educação Física e para casa
|
Religião Para casa (com bilhetes e
cartas)
|
Ciências
|
Geografia e para casa
|
Elaboração da Rotina: Cláudia Gomes e Simone França - Fevereiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário