Colégio Municipal Antônio Carlos Valadares
Praça da Bandeira nº 334, Indiaroba (SE) - CEP 49.250-000
Telefone: (79) 35431856;
E-mail: cmacvaladares-indiaroba@hotmail.com;
Blog: http://colegioacvaladares.blogspot.com.br/


domingo, 21 de abril de 2013

Alunos dos Anos Iniciais visitam os pontos históricos de Indiaroba


O projeto ‘Vamos Conhecer Indiaroba’ levou, na manhã desta quarta-feira (27), alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Valadares, para visitar pontos históricos e culturais da cidade. Cerca de 60 alunos do 4º ano, conheceram de perto a Câmara Municipal, Memorial etc.

Para os alunos a chance de visitar os pontos históricos com a presença do professor foi um momento muito especial.

Em todos os pontos, as crianças foram guiadas pelos professores, que contaram a história de cada local e a importância que eles representam para o desenvolvimento da arte, cultura e lazer na cidade de Indiaroba.

Para a professora, Dalvaci, o Projeto é uma oportunidade única para as crianças. “Esse projeto é uma ótima oportunidade para essas crianças, pois nossos alunos são de famílias um pouco mais carentes que nem sempre podem frequentar locais como esses, pagando pelos ingressos. Eles estão muito empolgados, perguntando sobre tudo, pois é uma novidade. Além de tudo, não deixa de ser um trabalho educativo, pois tira o aluno da sala de aula, para aprender em campo, e por ser algo diferente, prende a atenção deles também”, disse a professora.

O projeto ‘Vamos Conhecer Indiaroba’, idealizado pela Escola Valadares, tem o objetivo de levar educadores e estudantes a conhecerem melhor o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Antes de visitarem os pontos, os professores apresentam esses locais em sala de aula para os alunos, com textos, cartazes e atividades temáticas. Só então eles saem para conhecer de perto o que ouviram falar. Depois das visitas, os professores dão continuidade ao projeto, ampliando ainda mais os conhecimentos dos alunos, avaliando o que cada um aprendeu e tirando as dúvidas que permaneceram.

De acordo com a coordenadora pedagógica, o ‘Vamos Conhecer Indiaroba’ tenta suprir uma necessidade de conhecimento de cultura, que muitas vezes não é sentido pela população. “Constatamos que os professores, alunos e parte da população não conhecem a cidade, os bairros e a história. Muitas vezes passam em frente a pontos históricos sem percebê-los e sem saber do que se trata. Nossa proposta é fazer com que eles tenham acesso a essas informações, lembrando-os que o acesso à esses locais é um direito e um bem que lhes pertence. Não fazemos dessas visitas apenas um passeio, mas sim uma grande aula, para que eles tenham boas recordações e contribuam para o desenvolvimento educacional e intelectual da sociedade, repassando aos outros seus novos conhecimentos”, explicou Simone.














 
Por Maria Pollyana - Abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário