Sabemos que o processo de alfabetização se desenvolve mais facilmente
quando as crianças chegam à escola tendo uma maior familiaridade com a escrita,
obtida em contextos nos quais ela circula com usos e funções sociais. Tal como
na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações, contextos e materiais
capazes de estimular o interesse e a atenção dos alunos.
Por essa razão, um elemento importante do trabalho de alfabetização se
refere à qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no
contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Metodologicamente, a criação desse ambiente se concretiza na busca de
levar as crianças em fase de alfabetização a usar a língua escrita, mesmo antes
de dominar as “primeiras letras”, organizando a sala de aula com base nela.
Conceitualmente, a defesa da criação do ambiente alfabetizador estaria baseada
na constatação de que saber
para que a escrita serve (suas funções de registro, de
comunicação à distância, por exemplo) e saber
como é usada em práticas sociais (organizar a sala de aula,
fixar as regras de comportamento na escola, por exemplo) auxiliariam a criança
em sua alfabetização, por dar significado e função ao processo de
ensino-aprendizagem da língua escrita e por criar a necessidade de se
alfabetizar, favorecendo, assim, a exploração, pela criança, do funcionamento
da língua escrita.
Março de 2013
Nossa escola está linda!
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